terça-feira, 28 de junho de 2011

Filmes e políticas públicas para o audiovisual na Mostra de Cinema Infantil

Entre os dias 23/6 a 10/7/2011 acontece a 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis  com uma bela e diversificada programação para crianças e adultos. Para quem se interessa por cinema e pordução audiovisual para crianças, certamente será uma boa ocasião para atualizar o repertório fílmico e discutir a elaboração de políticas públicas para a cultura e para a infância.

A fim de consolidar um espaço de exibição de filmes de diferentes culturas traduzindo aspectos da diversidade e multiplicidade cultural daquilo que tem sido produzido no Brasil e no mundo, a Mostra exibiu em pré-estreia nacional, o filme Uma professora muito maluquinha, de André Alves, que contou com a participação de Ziraldo. Na Mostra Competitiva Diversidade Brasil, teve o lançamento do curta-metragem O Caminho das Gaivotas, de Alexandre Rodrigues, Bárbaro Ortiz, Daniel Herthel e Sergio Glenes, numa co-produção em parceria por meio de um projeto de cooperação cinematográfica entre Brasil e Cuba que em breve estará disponível para o público. Vale destacar a participação de crianças de escolas cubanas e brasileiras na discussão do conteúdo do filme. Após a sessão de lançamento, o público teve a oportunidade de conversar com os diretores e produtores num diálogo que trouxe as vozes das crianças revelando suas curiosidades  e impressoes sobe o filme, inclusive sobre a narração e voz da cantora cubana Omara Portuondo, que deu um brilho especial à poética e complexidade do filme.



 

Além de uma programação com atividades para as crianças, a mostra oferece uma programação para adultos. Aconteceu o 7º Encontro Nacional de Cinema Infantil reunindo produtores, diretores, distribuidores, exibidores, cineclubistas e secretaria do Audiovisual do MINC e coordenador da TV Brasil para discutir questões ligadas ao fomento, à produção e ao mercado para o audiovisual. Nessa discussão tão evidente quanto a importância de políticas públicas para o setor e para a infância, é a necessidade de bons roteiros para qualificar a produção nacional.

No Encontro da Comissão Nacional de Cinema Infantil, especialistas da área, produtores e cineastas - como Luiza Lins, Carla Esmeralda, Marialva Monteiro, Patrícia Duraes, Patrícia Alves Dias – discutiram com Secretária do Audiovisual do MINC, Ana Paula Santana, a importância de parcerias na elaboração de políticas públicas para o audiovisual. A secretária destacou que somente um trabalho coletivo que envolva e agregue os Ministérios da Cultura, da Educação, da Justiça, das Relações Exteriores pode repercutir na construção de uma política para a infância e que se nos últimos anos a infância tem sido das últimas prioridades, ela destacou que pretende inverter isso e assumindo tal compromisso publicamente.

Na continuidade da programação para adultos, vale destacar o Seminário Estadual de Cineclubismo, Cinema e Educação, que além da discussão o tema em questão serão lançados diversos livros sobre cinema e educação, entre eles, o de minha autoria Crianças, Cinema e Educação: além do arco-iris, fruto de uma pesquisa com crianças, realizada no Brasil e na Itália

Nenhum comentário: