quarta-feira, 20 de julho de 2016

Caminhar sobre as águas: "The floating piers"


 “Flutuante como uma alma que toma vida, iridescente com sons de cores sempre novas, de 18/6 a 3/7,  o projeto de Christo na Itália reinterpretará  o Lago d’Iseo. Através de um sistema modular de ponte flutuante que liga Sulzano a Monte Isola, com a obra “The Floating Piers” Christo permite aos visitantes viver a experiência de caminhar sobre a água.”

A descrição acima dessa obra singular está longe de narrar o impacto que tal experiência estética promove... Afinal, o artista é conhecido por desencadear processos artísticos no ambiente em que a paisagem é transformada por sua obra. No entanto, a obra do artista acaba transformando não apenas o entorno  mas as próprias pessoas que aceitam o convite e vivenciam sua proposta.

O artista búlgaro ousou impactar e transformar monumentos e paisagens em todo o mundo e sua obra no Lago d’Iseo “repropõe o contraste entre a fluidez da água e a rigidez da terra” como o fez em outros trabalhos desenvolvidos em Miami, California, Paris, Berlim,  Nova Iorque. Sua marca de estilo é o tecido que predomina em suas obras presentes  em suas instalações.  No convite para conhecer tal arte,  o artista diz que “The Floating Piers  não é só uma obra para admirar, mas para viver, tocar, pisar, caminhar, de preferência de pés descalços” .

E eu tive a felicidade de viver tal experiência num lindo dia de sol, o que possibilitou perceber as nuances das cores que refletiam na superfície do tecido modificando as tonalidades conforme a incidência da luz.

A leveza, o brilho e o movimento de caminhar nessa passagem flutuante se  iluminavam com o brilho do sol contrastando com o azul da água, emoldurada pelo verde da montanha.

Nessa experiência estética, uma questão me intrigava sobre a fugacidade desse tipo de proposta: o que justifica o tempo de realização da obra em torno de 7 meses e apenas 15 dias aberto ao público? Mas parece que é justamente aí que a obra se justifica: no pouco tempo de fruição, que reside a intensidade da proposta.


E nessa intensidade, um tempo que se eterniza em cada um que teve o prazer de ali estar, ver, passar, sentir, viver ...

Nenhum comentário: